21/10/2015

Resenha: Queria Ver Você Feliz

 “Os seus olhos vão me olhar como se fosse a primeira vez, e os meus olhos vão te olhar como se fosse a única, e não foi dessa vez ainda que alguma infeliz dificuldade nos afastou.” (Maria Augusta)


Titulo: Queria Ver Você Feliz
Autora: Adriana Falcão
Ano de Lançamento: 2014
Editora: Intrínseca

Sinopse: HÁ QUEM O CHAME de Eros, Kama, Philea ou Ahava. O Amor, esse personagem mítico, desempenha o papel de narrador na história real do casal Caio e Maria Augusta, pais da autora Adriana Falcão. O Amor se descreve como perfeccionista e obcecado pelos detalhes, nada que o impeça de ser um bocado descuidado com as consequências dos sentimentos que provoca com suas flechas.

Mais do que uma história com um final dramático, trata-se de memórias afetivas que alternam momentos de intensa felicidade e outros tantos de dor, como acontece nas melhores famílias.


Resenha: O livro é narrado em primeira pessoa por um ser misterioso que vocês conhecem muito bem e têm várias lembranças, sejam boas ou ruins. Sim, estou falando do Amor, que conta a história de Maria Augusta e Caio, que se conhecem em maio de 1947, ele aos 15 anos, e ela aos 14, quando ele foi com amigos paquerar perto da Fonte da Saudade, na zona sul do Rio, nas redondezas da casa da jovem.

Acontece que como a vida real é bem diferente das histórias de ficção, para viver o sentimento mágico que desenvolveram, eles precisaram encarar todas as proibições da mãe de Maria Augusta, que tentou afastar o casal. Em meio às infinitas cartas trocadas, esperas intermináveis, um pouco de ciúme e algumas idas e vindas.

Apaixonados, entre crises e declarações, os dois se casam em novembro de 1953 – isso, após um ultimato dela, que pôs a aliança de noivado na boca e ameaçou engolir com um gole de Coca-Cola se ele continuasse adiando a cerimônia –, e têm três filhas, uma delas é a própria autora, a Adriana.

Todo o sentimento que eles compartilham não impede que a personalidade exuberante de Maria Augusta se torne mais obsessiva e asfixiante com o passar do tempo, apesar dos medicamentos e dos tratamentos psiquiátricos. Caio, por sua vez, aprofunda uma melancolia que sempre existiu nele, e que culmina nos anos 1970 em tentativas de suicídio.




A narrativa é leve e bem agradável, sem muitos floreios. O Amor tem uma autoconfiança enorme sendo cheio de si com seu sarcasmo que chega a ser engraçado. Uma hora ou outra ele foge um pouco do casal para falar um pouco dele mesmo e isso me fez pensar uma coisa, que a Adriana Falcão conseguiu criar uma personagem que ela pode levar adiante em outros livros. O amor fala que tem tantas histórias que ele poderia contar, que deixa o leitor curioso também em relação à essas outras quando termina esse livro. Queria Ver Você Feliz é um relato bonito de um sentimento bonito que a todo instante esteve presente na vida do casal fazendo com que mesmo com os empecilhos eles nunca se separassem ou fossem buscar refúgio em outro.



6 comentários:

  1. Que resenha maravilhosa !!
    A história parece ser linda e a força do amor do casal é incrível !
    Fiquei com uma curiosidade enorme, me deixando com vontade de conhecer mais essa história ! ❤
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Eduarda e uma historia maravilhosa!!!
      Super te indico e lindo esse livro.

      Bjoss.

      Excluir
  2. Eu acho esse livro perfeito. Mas, ainda não tive a oportunidade de ler. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não vai se arrepender, o livro é muito lindo ;)

      Bjos

      Excluir
  3. Fiquei curiosa e agora?! hahaha.
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora corre pra lê-lo hahaha

      Obrigada Flor

      Beijos

      - H

      Excluir